Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen
Durante a cerimônia o prefeito de Corumbá e o comandante do 6º Distrito Naval foram agraciados com o titulo de “Amigo do CMO”, entregues pelo comandante da 18º Bda Inf Fron.
“Em 1987, o 17º BC é distinguido com o estandarte e distintivo histórico, tendo recebido a denominação de “Batalhão ANTÔNIO MARIA COELHO”, em homenagem ao herói da retomada de Corumbá, transcorrida durante a campanha do Paraguai. Foi uma feliz escolha, pois Antônio Maria Coelho, mais tarde promovido a Marechal de Campo e agraciado com o título de Barão de Amambaí, liderou em junho de 1867 um dos mais empolgantes feitos de armas de que se pode orgulhar o Exército Brasileiro. Sua tropa após vencer, a zinga e a braços, os pantanais entre Cuiabá e Corumbá, furtou-se da frotilha inimiga e investiu de surpresa contra as fortificações guaranis, colocando em fuga os invasores. No ano de 1994, o Batalhão passou a se chamar 17º Batalhão de Fronteira.”
O prefeito de Corumbá foi convidado para hastear o pavilhão nacional durante a execução do hino nacional brasileiro. Na sequência da cerimônia, ao som do hino da bandeira, foram incineradas as bandeiras usadas e inservíveis das escolas municipais de Ladário e Corumbá.
Os representantes das escolas municipais receberam das mãos dos prefeitos e dos comandantes do 6ºDN e do 18ºBda Inf Fron, kits com novas bandeiras à serem hasteadas em suas respectivas escolas.
Ao fim da cerimônia a banda do 17º B Fron executou em homenagem as 3 Forças, o “Cisne Branco”, o hino do Soldado e o hino do Aviador.