A operação teve por objetivo adestrar os militares que compõem o Estado-Maior das Organizações Militares da Aviação do Exército para fins de planejamento na carta e execução, por meio de simulação construtiva e simulação virtual, de uma operação aeromóvel nível Pelotão de Helicópteros. Além de desenvolver os atributos de chefia e liderança, o exercício proporcionou a oportunidade de avaliar o desempenho técnico e profissional dos quadros envolvidos na atividade, bem como desenvolver o trabalho em equipe das Unidades.
Para que os objetivos do exercício fossem atingidos, as operações foram coordenadas por meio de uma estrutura de Direção de Exercício (DIREX), conduzida pelo CAvEx, através do emprego de seus oficiais na função de “Observadores, Controladores e Avaliadores” (OCA). Houve também a constituição de uma Força Oponente (FOROP), com os meios de um exército constituído.
A Operação Trovão foi coroada de pleno êxito, mantendo o aprestamento e desenvolvendo o permanente estado de prontidão da Aviação do Exército contribuindo para a operacionalidade da Força Terrestre.
FONTE E FOTOS: CAvEx