No dia 5 de julho, às 11h, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, o Comando da Força Aeronaval realizará a Cerimônia de Mostra de Ativação do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), fato que dará início às operações de um novo meio para a Marinha do Brasil.
A nova Organização Militar (OM) do Setor Operativo, subordinada ao Comando da Força Aeronaval, tem o propósito de contribuir com o processo decisório de planejamento e emprego do Poder Naval por meio da utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).
A criação do EsqdQE-1 é um grande marco na história da Aviação Naval e trará significativo aumento na capacidade operacional dos navios da força naval durante missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento.
O EsqdQE-1 possui em seu inventário seis modelos de aeronave ScanEagle, além de dois lançadores e dois recolhedores, sendo um par para operação terrestre e um par para operação embarcada, que poderá operar no período diurno e noturno em atividades de Controle Naval do Tráfego, Inspeção Naval, Prevenção de Ilícitos, Pirataria, Terrorismo, Monitoramento de Desastres e Operações de Socorro e Salvaguarda da vida humana no mar.
Estarão presentes no evento o Comandante da Marinha, o Comandante de Operações Navais, o Comandante em Chefe da Esquadra, o Comandante da Força Aeronaval, dentre outras autoridades. Na ocasião, assumirá o Comando o Capitão de Fragata Fábio Bernardo Nunes.