O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, nesta terça-feira (16/08), em seu gabinete em Brasília (DF), a visita da Vice-Presidente da ICEYE para a América Latina, Ana Paula Cordeiro, que esteve acompanhada do Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Caio Miranda. A empresa finlandesa é a fabricante dos primeiros satélites do Projeto Lessonia, lançados ao espaço em maio deste ano: Carcará I e Carcará II.
No encontro, a representante da ICEYE entregou ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior a primeira imagem produzida pelo satélite. “O motivo da minha vinda aqui hoje foi para apresentar ao Comandante da Força Aérea a primeira imagem do satélite Carcará II, aqui em Brasília, e congratulá-los pelo sucesso contínuo do projeto”, afirmou.
Por sua vez, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior destacou que a parceria entre a FAB e a empresa vem agregando muito para o desenvolvimento tecnológico. “A Senhora Ana Paula veio me entregar pessoalmente uma maquete do satélite Lessonia, colocar à disposição outras ferramentas que possam nos ajudar, não só na defesa do país, mas na parte ambiental, no controle de fronteiras e na economia. É uma parceria muito importante que tem se fortalecido e auxiliado no desenvolvimento tecnológico da Força Aérea e do país”, pontuou.
Projeto Lessonia – 1
Consiste na aquisição de uma constelação de satélites de órbita baixa. De emprego dual, visam atender às necessidades operacionais das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), bem como de agências governamentais. O sistema de imageamento do Projeto Lessonia utiliza um Sensor Ativo de Detecção capaz de gerar imagens de altíssima resolução, que podem ser obtidas a qualquer hora do dia ou da noite, independentemente das condições meteorológicas, pois o sinal emitido atravessa as nuvens. Dessa forma, é possível o monitoramento continuado de áreas de interesse do Brasil.
O Projeto Lessonia integra o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Executado pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Organização Militar da FAB, ele disponibiliza produtos duais (civil e militar) a serem utilizados de forma integrada em benefício de toda a sociedade brasileira.
Buscando cumprir plenamente o programa estratégico de sistemas espaciais, no futuro, também está prevista a implantação de um conjunto de satélites, de fabricação nacional, para obtenção de imagens óticas, o que complementará a capacidade do Ministério da Defesa de imagear o território nacional, atendendo, assim, a todas as demandas governamentais.
FONTE: FAB