Brasil se torna o maior mercado do AW169

Com a última encomenda, AW169 ultrapassa 20 unidades no Brasil
AW-169

AgustaWestland anunciou a concretização de um contrato assinado para o fornecimento de um helicóptero AW169 na configuração de transporte corporativo, dando continuidade ao sucesso de vendas desta nova geração de helicópteros no mercado brasileiro.

Com previsão de entrega para 2016, este último contrato do AW169 reforça a demanda do mercado para a aeronave, e traz o número total de 20 unidades do AW169 no Brasil.

Versátil, a nova geração de leve bimotor de categoria intermediária, na faixa de 4,5 toneladas, o AW169 foi projetada em resposta à crescente demanda do mercado por uma aeronave que ofereça alto desempenho, atende a todas as mais recentes normas de segurança e tem capacidade de multi-função. O AW169 incorpora vários novos recursos tecnológicos nos sistemas de rotor, motores, aviônicos, transmissão e geração de energia elétrica e de distribuição, e é o primeiro modelo de sua categoria totalmente novo, em mais de 30 anos.

A sua suíte de aviônicos introduz tecnologias no estado-da-arte, incluindo um cockpit compatível OVN, totalmente digital e com três telas grandes (AMLCD) de 8 “x 10”, tecnologia touch screen e com capacidade de gráficos melhorados para a máxima consciência situacional. Um sistema digital de controle de voo automático de 4 eixos (DAFCS) com duplo Flight Management System (FMS), que minimiza a carga de trabalho da tripulação, permitindo operações com um único piloto em voo VFR/IFR. A suíte de aviônicos também está em conformidade com os requisitos de navegação, comunicação e vigilância por satélite e tem a capacidade de executar IFR LPV (Localizer Performance with Vertical guidance).

No quesito segurança de voo, conta com TWAS (Terrain Awareness Warning Systems) e ACAS (Airborne Collision Avoidance System).

O AW169 pertence a nova geração de helicópteros da AgustaWestland, que também inclui o AW139 e AW189. Todos esses helicópteros possuem as mesmas características de alta performance de voo e recursos de segurança, partilhando entre si o mesmo conceito de cockpit e de design, facilitando a sinergia entre os operadores destes modelos em áreas como formação, manutenção e suporte.

O Brasil é atualmente o maior mercado para o modelo e representa 17% dos mais de 120 AW169 vendidos em todo o mundo.

FONTE: AW
FOTO: Richard Deakin
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile