Por Luiz Padilha
Com a autorização dos EUA para a aquisição pela Força Aérea Argentina (FAA) de 33 caças F-16 MLU da Real Força Aérea Dinamarquesa (Compra ainda não oficializada), surge a necessidade de uma aeronave para realizar o reabastecimento aéreo (REVO). Como os F-16 não possuem Probe para receber combustível, acredita-se que dentre as negociações com os EUA, esteja uma aeronave KC-135 Stratotanker, que equipada com o Flying Boom poderá aumentar o alcance dos futuros caças argentinos.
Para poder operar os caças F-16, a Força Aérea Argentina deverá realizar obras de infraestrutura para adequação de suas bases aéreas.
Atualmente a FAA possui aeronaves KC-130H para a realização de REVO com o sistema de Sonda/Cesta, para aumentar o alcance de seus caças A-4AR Fightinghawk, os quais com a chegada dos F-16, deverão ser gradualmente aposentados.
A atual situação de transição na Argentina com um novo governo, pode ao se alinhar com os EUA, facilitar que a FAA venha a ter seus caças F-16 com capacidade de dissuasão, mas para que isso se torne realidade, será preciso que no pacote esteja incluído os armamentos, treinamento dos pilotos e da equipe de mecânicos que farão a manutenção dos caças.