Por Guilherme Wiltgen
O Ministério da Defesa da Colômbia informou a pré-seleção da proposta apresentada pelo Governo da França da oferta do Dassault Rafale para substituir os antigos caças KFir, por considerar como a melhor opção para o país.
Na conta oficial do Ministério da Defesa, o tweet informa que uma hora de voo de um Rafale é 30% mais barata que a do Kfir, atualmente em uso na Força Aérea Colombiana (FAC).
Apesar de ainda não haver contrato assinado, o Governo informou que se encontram em fase de pré-negociação para dar continuidade a um processo iniciado há 12 anos pelo Ministério da Defesa e pela Força Aérea Colombiana.
A proposta francesa à Colômbia contempla um “off-set” de compensação industrial, para o “crescimento dos setores aeronáutico, cibersegurança e defesa e aeroespacial” através da transferência de conhecimento e de tecnologia.
Vale ressaltar que o presidente Gustavo Petro já havia comunicado na sua conta oficial no Twitter que não gastaria dinheiro da reforma tributária para a compra de aeronaves, por isso a opção de aquisição por meio de um empréstimo, que começaria a ser pago nos próximos 5 anos, está sendo considerado.
O processo de substituição dos caças KFir era disputado pelo sueco Gripen e o norte-americano F-16.