Por Guilherme Wiltgen
A cerimônia militar, conduzida pelo Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Achilles Furlan Neto, contou com as presenças do o antigo Comandante do Exército, General de Exército R1 Enzo Martins Peri, do Comandante de Operações Terrestres (COTER), General de Exército Araken de Albuquerque, do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército João Camilo Pires de Campos, do Comandante Militar do Sudeste (CMSE), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de SP, Cel. Ricardo Gambaroni, entre outros oficiais-generais e demais autoridades civis e militares.
Antes da inauguração, foi conduzida uma visita ao simulador sintético do CIAvEx, que consiste de uma sala destinada ao treinamento de pilotos através do voo virtual, equipada com quatro cabines do helicóptero Esquilo, em escaca 1:1, onde é possível adestrar os pilotos da Aviação do Exército em uma gama de missões, que vai desde o voo propriamente dito, passando as missões aeromóveis, ataque e voo com OVN.
O novo centro se constitui em mais um passo rumo a modernização da AvEx, que vai passar a contar com instalações modernas, no mesmo nível dos novos simuladores que vai abrigar, como o Simulador de Helicópteros Esquilo e Fennec (SHEFE). Esse projeto, vai permitir o perfeito adestramento dos pilotos na dimensão do campo de batalha, podendo inclusive, virtualmente atuar em uma ação em conjunto virtual com a Centro de Instrução de Blindados em Saicã, no Rio Grande do Sul.
A proximidade com um voo real, vai proporcionar uma economia significativa em horas de voo no Exército, pois o simulador permite um treinamento mais efetivo de situações de pane e emergência, que não são viáveis nas aeronaves reais, além do treinamento de técnicas e procedimentos de pilotagem, do gerenciamento de cabine e de tripulação, que podem ser perfeitamente executados em ambiente virtual.
Tudo isso envolvendo baixo custo e ainda permitindo uma maior padronização de procedimentos, resultando diretamente em uma melhoria na qualidade do ensino, sem apresentar riscos à segurança do pessoal e do material intrínsecos ao voo real.