Por Guilherme Wiltgen
A China apresentou mais um capítulo da evolução do seu poderio militar, o Shenyang J-16, seu mais avançado caça.
Acredita-se que a aeronave mostrada seja um protótipo porque ostenta o número “1601”. O evento também é destaque, pois foi a primeira vez que um avião de guerra chinês é revelado em modo de voo e não pousado em alguma instalação militar. A imagem do caça biplace, multi-função e de 3,5 geração, foi publicada no site Dingsheng na sexta-feira e, segundo alguns internautas chineses, o caça está em fase de testes em uma base de ensaios de voo localizada na província de Hebei, no norte da China.
O avião foi desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corp. para a Aviação Naval. Um executivo da empresa foi recentemente citado pela mídia chinesa dizendo que o J-16 poderia rivalizar com o russo Su-35. Já os analistas militares disseram que o J-16 é uma versão melhorada do também russo Su-30MK2.
O J-16 pode transportar uma carga máxima de 12 toneladas de armamento, entre bombas e mísseis, incluindo os mísseis anti-navio YJ-62 e YJ-83.
Reportagens anteriores disseram que o sistema de navegação eletrônica do J-16 foi melhorado, em relação ao do J-15, e espera-se que o novo caça substitua gradualmente este último.