Por Guilherme Wiltgen
Chegaram ontem (17) a noite ao porto do Rio de Janeiro, os dois primeiros helicópteros Super Lynx modernizados nas instalações da Leonardo Helicopters em Yeovil, no Reino Unido.
Assinado em Julho de 2014, o contrato prevê um grande atualização de meia-vida em oito aeronaves Super Lynx Mk21A, que inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e os aviônicos de missão. Um abrangente pacote de suporte e treinamento, que inclui um dispositivo de treinamento de voo, também faz parte do contrato.
Os dois primeiros helicópteros Super Lynx Mk21A, o N-4001 e N-4004, iniciaram no dia 9 de junho de 2015 e 18 de julho de 2016, respectivamente, os seus transportes para o Reino Unido, sendo transladados da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) para o Porto do Rio de Janeiro (RJ) a fim de embarcarem em um Navio que os levaram até o Porto de Tilbury, na Inglaterra. Em seguida, foram transportados por via terrestre até Yeovil, onde fica a unidade da Leonardo Helicopters.
No dia 28 de setembro de 2017 e 21 de julho de 2018, o N-4001 e o N-4004 realizaram, respectivamente, com sucesso os seus primeiros voos, cumprindo todos os requisitos programados pela Leonardo Helicopters.
O Super Lynx é a aeronave orgânica dos Escoltas da Marinha do Brasil, e as novas e modernas capacidades vão promover um aumento da operacionalidade do Esquadrão e da Aviação Naval, em prol da Esquadra Brasileira.
O AH-11B também pode operar a partir do PHM Atlântico e, futuramente, das novas Corvetas Classe Tamandaré.
É esperado, para o início da próxima semana, a chegada do N-4001 e do N-4004 no 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1).