Um helicóptero CH-53K King Stallion do Marine Operational Test and Evaluation Squadron (VMX) realizou teste de levantamento e transporte de um caça F-35C Lightning II inoperante, como parte da certificação de carga externa realizada em dezembro do ano passado na Naval Air Station (NAS) Patuxent River. O içamento foi feito para avaliar a carga e informar as futuras capacidades de içamento de carga.
O CH-53K é o helicóptero mais poderoso já desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos. Essa nova geração do CH-53E Super Stallion será a espinha dorsal da logística e apoio ao assalto aeromóvel do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, mas com melhorias significativas, como tecnologia de ponta, fly-by-wire, redução da carga de trabalho dos pilotos, contribuindo para melhor estabilidade e segurança geral da aeronave. A recente decisão de produção de taxa total para o CH-53K é a validação do valor da aeronave para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e o levantamento de teste do mês passado, é mais uma demonstração de seu desempenho e confiabilidade.
A equipe do F-35 Integrated Test Force (ITF), Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD) Cargo Lab e outros garantiram um levantamento e voo bem-sucedidos, realizando testes de certificação de carga, análise de configuração de eslinga e documentação de características de carga foram preenchidos conforme solicitado. Os dados dos testes irão informar o envelope de voo para eventos futuros.
A aeronave levantada é um caça F-35C variante de transporte de teste de desenvolvimento que acumulou 750 horas de voo durante 450 voos de teste entre 2010 e 2016. O F-35C e o equipamento pesavam cerca de 22.000 libras, após a remoção de seu siste de missão, de propulsão e equipamentos adicionais.
O CH-53K está atualmente liberado para conduzir um levantamento externo de 27.000 libras e está projetado para ser liberado para um levantamento externo de 36.000 libras, quase três vezes mais que seu antecessor, o CH-53E.
Em setembro de 2021, o CH-53K realizou sua primeira missão operacional levantando um helicóptero MH-60S Knighthawk da Marinha do topo de uma montanha de 12.000 pés na Califórnia. Essa aeronave pesava aproximadamente 15.000 libras e foi transportada com sucesso por 23 milhas.
“Esse tipo de missão é exatamente o que o K foi projetado e construído para fazer”, disse a coronel Kate Fleeger, gerente de programa do Heavy Lift Helicopter Program Office (PMA-261). “Ele continua a provar seu valor no apoio às operações do Corpo de Fuzileiros Navais, transportando equipamentos que nenhuma outra plataforma de asa rotativa pode levantar.”
O CH-53K entrou em sua fase de produção e implantação de taxa total em dezembro e está programado para declarar capacidade operacional total no ano fiscal de 2029.
O Heavy Lift Helicopter Program Office (PMA-261) gerencia a aquisição, desenvolvimento e suporte de toda a família de helicópteros pesados H-53.