Por Guilherme Wiltgen
Voou pela primeira vez, em 27 de outubro, o protótipo do Sikorsky CH-53K King Stallion, também conhecido por Engineering Development Model-1 (EDM-1). A versão “K” é a mais nova geração da família CH-53 de helicópteros pesados.
O voo do EDM-1, que durou cerca de 30 minutos, foi realizado nas instalações da Sikorsky em West Palm Beach, na Florida. O protótipo realizou voo pairado, deslocamentos laterais, de ré e a vante e testou os controles de voo enquanto em efeito solo, pairado a 30 pés acima do solo.
Durante a campanha de ensaios em voo serão executadas 2 mil horas de voo.
Com a entrada em serviço do “K”, o US Marine Corps (USMC) pretende realizar gradualmente a substituição da versão atualmente em uso do helicóptero, o CH-53E Super Stallion.
“Entramos em uma fase muito aguardada deste programa de desenvolvimento”, disse o Col. Hank Vanderborght, Gerente do Programa de Helicópteros Pesados do USMC. “Estamos tendo aprendizagens significativas nos níveis de sistemas e sub-sistemas, que continuam a construir a nossa confiança nas capacidades do 53K. Com o primeiro voo, estamos ansiosos para a execução do desenvolvimento de testes operacionais e a implantação desta incrível capacidade de carga pesada para os nossos combatentes”.
A nova versão do helicóptero pesado do USMC incorpora o conceito de full glass cockpit, com telas de cristal líquido coloridas, introdução do Fly-By-Wire e teve a sua capacidade de transporte carga com o “cargo hook” elevada para 12,2 tons, o triplo da versão “E”.
A previsão é que o King Stallion alcance a capacidade operacional inicial em 2019. O USMC tem a intenção de criar oito esquadrões da ativa, um esquadrão de treinamento e um esquadrão de reserva, para dar suporte os requisitos operacionais.
FONTE: Sikorsky