Os helicópteros CH-46 Sea Knight, que estão dando baixa do USMC e sendo substituídos pelo V-22 Osprey, têm sido submetidos a uma série de upgrades antes da sua retirada de serviço, devido ao atraso na entrada de serviço do Osprey.
Estas atualizações deram aos Sea Knight um aumento da vida útil da célula, tornando-os candidatos ideais para a renovação de outras frotas no exterior, o que poderia se tornar uma boa oportunidade de uma compra de ocasião para Aviação Naval Brasileira, introduzindo uma aeronave, comprovadamente, confiável, que traria uma mobilidade excelente tanto ao Corpo de Fuzileiros Navais quanto para à Esquadra.
“Apesar de não ter a mesma capacidade do CH-47 Chinook, o CH-46 ainda é um helicóptero muito capaz para realizar transporte de tropas e missões de busca e salvamento (SAR), particularmente com a estabilidade do seu conjunto de rotor em tandem”, disse Earl Godby, diretor de desenvolvimento de negócios para manutenção, modificações e atualizações da Boeing Defense.
“Os Marines gastaram US$ 1,2 bilhões atualizando a sua frota de Sea Knight e ainda há muitas horas de vida útil neles. A maioria tem cerca de 10.000 horas de voo e a vida útil estrutural é de 17.000 horas.”
Godby disse que apesar da idade do modelo, as aeronaves ainda atingem níveis de disponibilidade operacional superiores a 80%.
Muitos Sea Knight já foram modernizados e modificados pela US Navy Air Systems Command (NAVAIR), para uso do corpo aéreo do Departamento de Estado dos EUA, embora a Boeing não tenha sido envolvida nesse projeto, contudo ela estaria envolvida se um pedido fosse feito através do Foreign Military Sales (FMS), para aquisição do modelo.