O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) conduziu, nos dias 14 e 15 de abril, o adestramento com Helicópteros Centro Oeste-I (Adest Heli CO-I), em conjunto com uma aeronave UH-15 Super Cougar do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).
Essa instrução teve como propósito qualificar, em operações com helicópteros, as tropas de Fuzileiros Navais de Brasília e componentes da Força de Emprego Rápido (FER) do Comando do 7º Distrito Naval.
Foram conduzidos adestramentos de técnica de desembarque por rappel e a simulação de um apoio ao assalto helitransportado da Força de Desembarque, quando as ações aéreas foram realizadas em proveito da mobilidade tática dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav).
Neste exercício, uma Zona de Desembarque foi parcialmente mobiliada e, em coordenação com a tripulação da aeronave, foram planejadas rotas de aproximação e retirada, balizadas por pontos de controle, que exploravam as características do terreno, considerando a situação militar do inimigo. Em cada um desses pontos, um Destacamento de Comando e Controle do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília garantiu a comunicação entre o grupamento operativo e a aeronave, a fim de promover a segurança do exercício.
Adestramentos desse tipo contribuem para a elevação do grau de treinamento dos GptOpFuzNav, especialmente aqueles constituídos por tropas não pertencentes à Força de Fuzileiros da Esquadra, além de representar uma excelente oportunidade para a manutenção da prontidão operativa do Poder Naval no Planalto Central.