A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, na próxima quarta-feira (04/09), a cerimônia de recebimento da primeira aeronave KC-390, na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). Está prevista a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
Maior avião militar desenvolvido e fabricado no Hemisfério Sul, o KC-390 tem capacidade para realizar todo tipo de operação de transporte (incluindo lançamento de paraquedistas e de cargas), e também missões de reabastecimento em voo (REVO), evacuação aeromédica, socorro humanitário, busca e resgate (SAR) e combate a incêndios.
As primeiras unidades da nova aeronave multimissão, desenvolvida pela FAB em parceria com a Embraer Defesa & Segurança, ficarão sediadas na Ala 2, em Anápolis (GO). O Governo Brasileiro adquiriu 28 aeronaves, que serão a espinha dorsal da aviação de transporte e reabastecimento da Força Aérea Brasileira.
Capacidade e versatilidade
O KC-390 foi desenvolvido para atender os requisitos operacionais da FAB. A aeronave estabelece um novo padrão para o transporte militar, por se tratar de um modelo inédito para o transporte de carga militar.
A aeronave multimissão é a única da categoria que conta com o sistema de comando de voo por impulsos elétricos (fly-by-wire) que, além de reduzir a carga de trabalho da tripulação, também permite cumprir as demais missões com maior eficiência. Um exemplo é o lançamento de carga. Neste caso, o sistema fly-by-wire controla o comportamento do avião durante o voo, garantindo a precisão dos lançamentos.
FONTE: CECOMSAER