Cerca de 600 militares fazem treinamento de Busca e Resgate em MS

H-60L Black Hawk

Por João Gabriel Vilalba

Helicópteros e aviões utilizados no treinamento estarão abertos à visitação neste final de semana

A Base Aérea de Campo Grande (BACG), esta realizando a partir desta segunda-feira (29) até domingo (5), o Exercício Operacional C-SAR, de Busca e Salvamento em Combate, em Campo Grande.

Esta atividade visa treinar mais de 600 militares para situações reais de busca e salvamento em combate com helicópteros e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Estarão participando deste treinamento cerca de 140 militares de MS e demais Estados brasileiros, em helicópteros que ficam em bases em Manaus (AM), Porto Velho (RO), Belém (PA), Rio de Janeiro, Santa Maria (RS) e de Campo Grande.

H-36 Caracal

O Chefe de Estado Maior da Força Aérea Brasileira, coronel Eduardo Rodrigues, comentou que este treinamento é seguro e que a população não se preocupe, já que os aviões deverão fazer voos verticais pela cidade, de Campo Grande até Aquidauana.

“Na tarde de hoje (29) começou este treinamento de resgate de pilotos, é um treinamento especifico em proteção ao território brasileiro. Se a população vir as aeronaves pela cidade, não se preocupe, são voos verticais, e são só um treinamento, em que a base de Campo Grande foi escolhida pela FAB. Todos os pilotos são bem treinados para este procedimento”.

AH-2 Sabre

Segurança e Resgate – Os militares treinam especificamente ejetamento em aeronaves, que apresentem caso de pousos forçados, acidentes aéreos e abate de inimigos.

Os militares terão simulação de resgate e salvamento também durante a noite, usando óculos de visão noturna. Os militares utilizarão durante os treinamentos em MS aeronaves como H-34 Super Puma, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk, AH-2 Sabre, H-1H.

H-34 Super Puma

“Teremos aviões norte-americanos e russos durante os exercícios. Também vamos testar um avião de asa fixa da Espanha, que é utilizado para voos rasantes usado em operações”, comenta coronel Rodrigues.

Visitação – A população de Campo Grande poderá conhecer os aviões utilizados na operação, bem como apresentações de paraquedismo, rapel, encontro de carros antigos, voo panorâmico, entre outras opções. A entrada é gratuita.

FONTE: Diário Digital

Sair da versão mobile