Por Christina Mackenzie
PARIS – O CEO da Dassault Aviation confirmou que a Arábia Saudita está negociando a compra de 54 caças Rafale, seis semanas depois que surgiram os primeiros relatórios sobre os dois lados abrindo discussões. Paralelamente, a fabricante francesa planeja assinar um acordo do Rafale com a Índia, abrangendo 26 caças para sua marinha.
Falando à Associação de Jornalistas de Defesa na semana passada, Eric Trappier disse que “embora a Arábia Saudita tenha tradicionalmente comprado aeronaves britânicas”, a Dassault foi abordada por Riade depois que a Alemanha bloqueou de forma controversa a oferta de um bilhão de dólares da Arábia Saudita pelos Eurofighters devido à intervenção do reino na guerra civil do Iêmen.
Trappier não fez qualquer menção à disputa, apenas comentando que mesmo que “os períodos de conflito não sejam muito favoráveis e tendam a retardar um pouco as discussões”, o pedido da Arábia Saudita por 54 Rafales era “independente da crise no Médio Oriente”.
Dos 285 Rafales vendidos no mercado de exportação desde que o primeiro contrato (com o Egito) foi assinado em 2015, 171 foram comprados pelos vizinhos de Riade, nomeadamente os Emirados Árabes Unidos com 80 Rafales no padrão F4, Qatar com 36 e Egito com 55. A Índia também comprou 36 e atualmente está negociando 26 na versão naval da aeronave.
“Temos que ser tenazes nessas negociações”, observou Trappier.
Mesmo assim, como tantas vezes fez no passado, Trappier, um convicto pró-europeu, mirou no programa F-35, que dominou o mercado europeu de aviões de combate, muitas vezes vencendo o Rafale em lucrativos contratos de produção no processo.
“A Europa já era dominada por aeronaves dos EUA, como o F-16, por isso sempre existiu, mas hoje, além do Link 11 da OTAN para operações marítimas e do Link 16 para operações aéreas, o F- 35 só é interoperável consigo mesmo”, disse ele. “Existe algum elemento de chantagem?” Ele não conseguiu elaborar uma questão tão extraordinária.
Em outros lugares, a Dassault está começando a trabalhar na versão F5 para implantação na Força Aérea Francesa em 2030. Trappier disse que realizaria missões “com outras aeronaves de combate e drones com pilotagem altamente coordenada”.
Alguns detalhes do FCAS
Paralelamente, a Dassault está trabalhando no Caça de Nova Geração, chave para o Future Combat Air System (FCAS), um projeto de caça de sexta geração entre França, Alemanha e Espanha. O novo jato será maior que o Rafale porque terá um compartimento de armas integrado, disse Trappier.
“Precisamos fazer uma escolha entre o combate furtivo e o combate aéreo, por isso precisaremos arbitrar para obter uma aeronave multifuncional”, explicou ele. Assim, o objetivo do demonstrador em que a empresa está a trabalhar será encontrar “um compromisso entre ser aerodinâmico e ser furtivo”.
Ele disse que a versão do NGF da Marinha seria “idêntica” ao projeto da Força Aérea, exceto com um trem de pouso mais forte e “um fortalecimento de algumas peças para suportar o estresse do pouso”. Espera-se também que seja necessário um gancho para pousos em porta-aviões. Trappier acrescentou que a Dassault já estava trabalhando com o Naval Group (que está projetando o porta-aviões da próxima geração da França) para garantir que a aeronave e o porta-aviões sejam compatíveis.
Também na entrevista, Trappier observou que, embora a primeira década do século 21 tenha visto as nações ocidentais envolvidas em guerras assimétricas, olhar para os atuais conflitos entre Estados significa que as futuras aeronaves “precisam trabalhar em um espaço aéreo extremamente bem protegido por aeronaves de superfície”. Isto significa que precisamos de boa inteligência upstream, aptidão de voo ideal, um tratado de defesa antiaérea e possivelmente combinar aeronaves e drones para serem mais eficientes.”
A nível competitivo, a Dassault e a Airbus Defence and Space estão atualmente travadas numa batalha para garantir um contrato da agência de compras francesa DGA, lançado há quase um ano, para substituir 18 Dassault-Breguet Atlantique TL2, uma das poucas aeronaves em serviço. em todo o mundo que foi projetado especificamente para a guerra anti-submarina. Atualmente está sendo modernizado para o padrão 6, mas atingirá o fim de sua vida útil por volta de 2030.
A Dassault está oferecendo o Falcon 10X enquanto a Airbus está contra-atacando com o A320Neo. “Mas temos mais experiência e trabalhamos com a Thales, o que é uma vantagem”, disse Trappier.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense