Segundo informações ainda não confirmadas, a Força Aérea Brasileira (FAB) teria optado pela desistência de efetuar o leasing de caças SAAB Gripen C\D que seriam fornecidos pela Suécia em um negócio de governo a governo, opção considerada para cobrir a lacuna entre a desativação dos caças Mirage 2000 (F-2000 B\C) e a entrega dos primeiros jatos Gripen NG E\F, prevista para ocorrer a partir de 2018.
O valor do contrato proposto foi considerado muito alto e similar ao oferecido pela França (Dassault) para manter os Mirage 2000 em operação.
Segundo essa mesma fonte, a FAB decidiu redistribuir a frota de caças F-5EM\FM pelo país e usará os recursos que seriam destinados ao leasing do Gripen C\D para completar a modernização das 11 células de F-5E\F “jordanianos” já entregues a Embraer Defesa & Segurança (EDS) em Gavião Peixoto, e retomar nessa mesma fábrica a modernização dos caças bombardeiros Embraer A-1 AMX, cujos trabalhos foram interrompidos após a entrega de dois exemplares monoplaces ao 1º\16º GAV em Santa Cruz.
FONTE: Tecnologia & Defesa
NOTA DO EDITOR: O programa de modernização do caça A-1A na Embraer, prevê a chegada de mais uma unidade ainda este ano ao 1°/16°GAv.