A Schiebel anunciou que o Camcopter S-100 tornou-se o primeiro UAV a operar a partir de um navio da Marinha italiana. O UAV completou um voo a partir da ITS Bersagliere , uma fragata da classe Soldati, consolidando ainda mais a posição do sistema no âmbito do setor marítimo de UAV rotativo.
O S-100 realizou o voo de 4,5 horas a partir da Base da Marinha italiana de La Spezia.
Durante o voo, realizado com sucesso, uma série de missões de observação foram executadas para os observadores da Marinha italiana. Transportando uma câmera Wescam MX-10, que pode transmitir imagens de alta definição em tempo real.
Segundo a Schiebel, o S-100 foi impecável com estados de mar entre 3 e 4 e com velocidades de vento de até 25 nós e o feedback da Marinha italiana foi relatado como “extremamente positivo”, e a empresa espera ajudar a marinha com oportunidades em operações marítimas no futuro.
Os S-100 já conseguiram provar a sua capacidade de vigilância marítima em 14 diferentes classes de embarcações em três oceanos. Até a presente data, o Camcopter S-100 tem operado em navios militares e civis com velocidades do vento relativas de até 40 nós e, o que consequentemente, o capacita a operar com Marinhas de qualquer parte do mundo.