O teste fazia parte do projeto Valvonta2 em andamento (Vigilância2), liderado pela Guarda de Fronteira finlandesa e financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).
O CAMCOPTER® S-100 da Schiebel foi selecionado para os testes a bordo devido à sua excelente reputação como um UAS comprovado e confiável para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). O S-100, um helicóptero não tripulado compacto, oferece um alto grau de versatilidade e é conhecido por acomodar uma ampla variedade de cargas úteis inovadoras e é líder no mercado, apto a adaptações para atender às necessidades específicas dos clientes.
Para cumprir as tarefas atribuídas, o S-100 foi equipado com a câmera L3Harris Wescam MX-10 eletro-óptica / infravermelha (EO / IR) de última geração, a Overwatch Imaging PT-8 Oceanwatch carga útil de vigilância marítima da área e um receptor do sistema de identificação automática (AIS).
“Como vimos durante os testes, o ISR marítimo e as operações de busca podem obter benefícios significativos com o uso do UAS. Como uma plataforma VTOL robusta, o CAMCOPTER® não requer nenhum equipamento adicional de decolagem ou recuperação, o que o torna perfeito para OPVs com tamanhos de convés pequenos. Estamos muito satisfeitos com o resultado dos testes e esperamos voltar à Finlândia em breve,” disse Hans Georg Schiebel, Presidente do Grupo Schiebel.
A Marinha do Brasil realizou testes com o Camcopter S-100, avaliando seu desempenho embarcado no NPaOc Apa (P 121), onde o UAS deixou excelente impressão. Veja mais no link abaixo:
https://www.defesaaereanaval.com.br/artigos/marinha-do-brasil-avalia-o-camcopter-s-100-da-schiebel
https://www.defesaaereanaval.com.br/videos/camcopter-s-100-da-schiebel-a-bordo-do-npaoc-apa-p-121