O contingente da Força Aérea Indiana (IAF) recebeu as boas-vindas ao pousar na Base Aérea de Hyakuri, cerca de 80 km a nordeste de Tóquio, na terça-feira para o exercício aéreo conjunto inaugural entre a Índia e o Japão, que começa em 12 de janeiro.
Uma saudação tradicional com canhões d’água foi dada à aeronave de combate Su-30 MKI da linha de frente da IAF (Força Aérea da Índia), quatro das quais estão participando, juntamente com dois C-17 e um IL-78, no exercício ‘Veer Guardian-2023’ a ser realizado até 26 de janeiro.
O contingente indiano também inclui o líder do esquadrão Avani Chaturvedi, que é o primeiro piloto de caça da IAF a participar de um exercício aéreo no exterior.
O comandante da base aérea de Hyakuri, o major-general Ishimura Takahisa, que recebeu o contingente da IAF junto com o embaixador da Índia no Japão Sibi George. Na ocasião ele afirmou que ambos os países continuarão promovendo a cooperação da defesa para manter e fortalecer a região livre e aberta do Indo-Pacífico (FOIP).
A Força Aérea Aérea do Japão (JASDF) será representada por quatro caças multifunção Mitsubishi F-2 e quatro aeronaves F-15 no exercício conjunto.
Enquanto a Índia e o Japão comemoraram o 70º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, o chefe da IAF, Air Chief Marshal Vivek Ram Chaudhari, visitou a principal base da JASDF em maio do ano passado a convite do chefe da JASDF, Shunji Izutsu.
O Air Chief Marshal Chaudhari recebeu uma apresentação detalhada do comandante da base Maj. Gen. Takahisa Ishimura nas unidades, equipamentos durante sua visita.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Business insider