Caças F-35 da Royal Norwegian Air Force (RNoAF) decolaram da base aérea de Evenes, no norte da Noruega, para identificar aeronaves russas operando no Extremo Norte, em 2 de fevereiro.
O Centro Norueguês de Controle e Relatórios em Sørreisa ordenou o Quick Reaction Alert (QRA) depois que várias aeronaves russas foram detectadas voando para fora da Península de Kola. Os F-35 foram lançados sobre a costa de Finnmark, onde identificaram e seguiram uma aeronave russa A-50 Mainstay antes de retornar a Evenes. O grupo russo de aeronaves se dividiu, alguns retornando ao espaço aéreo russo, enquanto outros continuaram para o sul no Atlântico Norte.
Caças Typhoons da Royal Air Force foram posteriormente enviados da RAF Lossiemouth em resposta ao incidente e interceptaram e seguiram dois bombardeiros de longo alcance russos Tu-95 Bear H e dois Tu-142 Bear F de patrulha marítima. Os caças da RAF foram apoiados por um avião de reabastecimento Voyager, baseado na RAF Brize Norton.
“As identificações de hoje demonstraram que o F-35 funciona em seu novo papel como QRA a partir de Evenes. Esta missão de policiamento aéreo de 24/7/365 dias é muito importante para a OTAN e a RNoAF está bem preparada e pronta para apoiar, ” disse o Major General Rolf Folland, chefe da Royal Norwegian Air Force.