Caça F-35 assume o papel nuclear da Holanda na OTAN

A Real Força Aérea Holandesa (RNLAF – Koninklijke Luchtmacht) está preparada para dar o próximo passo na transição do F-16 para o F-35. Em 1 de junho de 2024, o caça stealth assumirá totalmente o papel nuclear da Holanda na OTAN, em substituição ao F-16.

A Holanda é um dos Aliados da OTAN que contribui com aeronaves de dupla capacidade para a dissuasão nuclear da Aliança e é o primeiro país europeu a fazer a transição para o F-35. A Ministra da Defesa da Holanda, Kajsa Ollongren, informou a Câmara dos Representantes da Holanda sobre o assunto.

A transição holandesa do papel nuclear dentro da OTAN foi iniciada há muitos anos, com o F-35 passando por um processo abrangente de testes e certificações para assumir essa função.

A RNLAF começou a utilizar o F-35 para tarefas convencionais, semelhante aos F-16 na Base Aérea de Volkel, que também vai abrigar o esquadrão de F-35 com dupla capacidade para a função nuclear.

A transição reafirma o compromisso a longo prazo da Holanda com a dissuasão nuclear da Aliança. A dissuasão nuclear da OTAN é essencial para sua a segurança e, portanto, também para a segurança da própria Holanda.

Os objetivos fundamentais da capacidade nuclear da OTAN são preservar a paz, prevenir a coerção e dissuadir a agressão.

FONTE: RNLAF

Sair da versão mobile