C-390: Holanda e Áustria vão comprar nove aeronaves da Embraer

Por Guilherme Wiltgen

A Holanda e a Áustria vão comprar um total de nove C-390 Millennium, fabricado pela brasileira Embraer, conforme o DAN noticiou em 16/06/23, que o Ministério da Defesa da Holanda encontrou no C-390 Millennium o sucessor para o C-130H Hercules, sendo seguido pela Áustria, que também se juntou ao projeto.

Após praticamente um ano de negociações, o Ministério da Defesa holandês quer antecipar o recebimento das novas aeronaves, que inicialmente deveriam ser entregues entre 2031 e 2033, para 2026. Esse ano não será possível, tendo em vista que as negociações demoraram um pouco mais, informou o Secretário de Defesa Christophe van der Maat.

Espera-se que o primeiro C-390 holandês seja entregue no final de 2027, e as demais aeronaves entregues até o final de 2029.

A Holanda está satisfeita com a participação da Áustria, pois a aquisição de mais quatro aeronaves, totalizando nove, foi possível negociar um custo diferenciado. A aquisição pelos os dois países do mesmo avião multimissão da Embraer, também vai refletir no aumento da interoperabilidade entre as duas Forças Aéreas.

O C-390 já está em serviço no Brasil e em Portugal, com a primeira unidade da Hungria em testes e o segundo de Portugal próximo da entrega. Outros clientes também incluem a Coreia do Sul e a República Tcheca.

Segundo a Embraer, em recente visita do DAN a Gavião Peixoto, a produção do C-390 poderá ser ampliada para 12 aeronaves por ano (hoje são 6), podendo chegar em 36 até 2030, dependendo do ritmo de vendas.

Sair da versão mobile