A Bulgária recebeu três propostas para o fornecimento de oito aviões de combate.
Bulgária recebeu ofertas de Itália, Suécia e Portugal para o fornecimento de oito caças novos ou de segunda mão, para substituir os seus envelhecidos caças MiG-29, informou o Ministério da Defesa nessa segunda-feira (13).
A programação é de gastar cerca de US$ 820 milhões para comprar novos caças, visando melhorar o cumprimento das normas da NATO, e assim, reduzir a dependência de aviões de fabricação russa.
Um grupo de trabalho especial irá escolher entre novos caças novos Gripen, da sueca SAAB, ou aeronaves usadas de Portugal (F-16) e Itália (Typhoon). “As ofertas de Portugal, Suécia e Itália foram abertas no Ministério da Defesa”, informou um comunicado.
O Parlamento da Bulgária aprovou em junho passado, um plano para obter oito caças novos ou de segunda mão, entre 2018-2020. Alguns fundos para o negócio foram reservados no orçamento de 2017.
Depois que o grupo de trabalho examinar as ofertas, que deve ocorrer até o final do mês, as conversações vão ser iniciadas com o vencedor para preparar um contrato. “Não é provável que o acordo seja aprovado antes que o novo governo seja formado, após as eleições gerais que vão ocorrer em 26 de março”, disse uma fonte.