Brasil lidera uso de tecnologia no hemisfério sul

FAB

A implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN) no eixo Rio-São Paulo no ano passado rendeu ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a indicação ao prêmio IHS Jane’s Air Traffic Control.

O anúncio será realizado na próxima segunda-feira (03/02) em Madri, na Espanha, durante a abertura do Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo promovido pela Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO).

O PBN é uma das iniciativas do Programa Sírius, como é chamado no Brasil o conceito de gerenciamento do tráfego aéreo baseado em satélites e comunicação digital, considerado o futuro da navegação aérea. Ao lado de Estados Unidos, Europa e Japão, o Brasil integra o grupo que está mais avançado na implantação do sistema.

Entre mais de 160 países que integram a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil se destaca ao ser indicado para o prêmio pelo segundo ano consecutivo. O DECEA concorre com projetos da Irlanda e União Europeia na categoria Capacitação e Tecnologia, pela contribuição no aumento da capacidade e segurança.

De acordo com o Chefe de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar José Alvez Candez Neto, o país lidera o uso de tecnologia na atividade de controle de tráfego aéreo no hemisfério sul.

Ouça aqui a entrevista:

FONTE: Agência Força Aérea

Sair da versão mobile