Três aviões de busca e salvamento (SAR) serão adicionados à frota existente de 12 aeronaves de transporte
O Brasil assinou um contrato com a Airbus Defence and Space para a aquisição de três aviões Airbus C295 de busca e salvamento (SAR).
As três aeronaves serão progressivamente entregues à Força Aérea Brasileira (FAB) a partir do final de 2014, sob os termos de um acordo que também inclui um contrato de Suporte Completo em Operação (Full In Service Support – FISS) por cinco anos.
Na FAB, as aeronaves de busca e salvamento se juntarão às 12 aeronaves C295 configuradas para transporte, elevando a frota de C295 para 15.
“Estamos muito orgulhosos com esta encomenda adicional, o que demonstra o alto nível de confiança do Brasil em nossa família de aeronaves leves e médias, confirmando também a excelência comprovada do C295 no papel de SAR”, disse Antonio Rodríguez Barberán, Chefe Comercial de Military Aircraft.
Além da frota de aeronaves, a FAB também está usando um Simulador completo de Voo para o C295 na Base Aérea de Manaus (BAMN), que lhe permite uma autonomia completa na formação de sua tripulação.
Mais de 140 C295 já foram encomendados por 19 países.
Sobre o C295
A nova geração do C295 é a aeronave ideal para missões de defesa e civis em benefício da sociedade, tais como ações humanitárias, segurança interna e vigilância ambiental. Graças a sua robustez e confiabilidade, sistemas simples e cabine ideal, este transportador aéreo tático de médio porte proporciona ampla versatilidade e flexibilidade, necessárias para o transporte de pessoal, tropas e cargas volumosas soltas ou sobre paletes, assim como evacuação de feridos, funções de comunicação e logística e despejos aéreos. Seu design flexível, longa autonomia e sistemas modernos o tornaram uma excelente plataforma para cumprir uma ampla gama de papéis de ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), incluindo sistemas antissubmarino e de superfície, assim como alerta aéreo antecipado e vigilância marítima. O C295 é parte da família Airbus Defence and Space de aeronaves de transporte de leve e médio portes, que também inclui as plataformas menores NC212i e CN235.