O programa KC-X2 de aquisição de novos aviões reabastecedores e de transporte baseados no Boeing 767-300ER, está esperando para se materializar este ano, após ter sido adiado para depois das eleições presidenciais de 2014.
O contrato prevê a entrega inicial de uma aeronave Quick Change (mudança rápida em Inglês, conhecido pela sigla QC), inicialmente modificada pela Bedek Aviation, uma subsidiária da empresa israelense IAI e especialista neste tipo de conversões, e seguida de mais dois aviões, cujo trabalho de conversão será realizado no Brasil pela TAP Manutenção e Engenharia.
A urgência deste programa é devido à desativação de dois antigos KC-137 da Força Aérea Brasileira, que operavam no 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2ºGT), e da necessidade da FAB em ter aeronaves para realizar REVO (Reabastecimento em voo) e transporte, especialmente em missões de forças de paz das Nações Unidas, nas viagens de longo curso de caças e de transporte da Força Aérea no país.
O projeto designado KC-X2, teve a concorrência lançada em 2008 pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e liderada pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC). Através dele, foram procuradas as melhores soluções no mercado, tendo em vista os requisitos técnico-operacional, logístico, industrial e de compensação comercial e tecnológica para as necessidades brasileiras.
O vencedor da concorrência foi o Boeing 767 (similar ao utilizado pela Força Aérea colombiana), que deveria ser adiquirido de segunda mão, das células que estão disponíveis na aviação comercial, sendo posteriormente modificados para executarem as missões militares previstas no programa.
FONTE e ILUSTRAÇÃO: Infodefensa
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval