TUCSON, Arizona – Uma dúzia de bombardeiros B-1 desativados pela Força Aérea dos EUA (USAF), foram enviados para Base da Força Aérea Davis-Monthan em Tucson no Arizona.
O último dos 13 bombardeiros destinados a armazenamento ou descarte chegou ao chamado “cemitério” de aviões na quinta-feira depois de voar de uma base na Califórnia, disse um comunicado da USAF.
A USAF descomissionou um total de 17 B-1s, com os outros quatro indo para vários locais, para testes e outros propósitos. Com a aposentadoria de 17 dos bombardeiros B-1, outros 45 permanecem no inventário ativo da USAF.
Além disso, quatro dos B-1s enviados para Davis-Monthan serão armazenados de forma a permitir que sejam colocados novamente em uso, se necessário.
A USAF disse que aposentar alguns de seus B-1s permitirá que se dê mais atenção aos B-1s restantes para aumentar sua prontidão, enquanto ocorre a transição para uma frota de bombardeiros consistindo de apenas dois tipos de aeronaves: B-52s reconstruídos e um novo modelo, o B-21.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: ASSOCIATED PRESS