Por Max Kingsley-Jones
Um funcionário da Boeing disse que a empresa continua totalmente comprometida em desenvolver o 777-8 de alcance ultralongo, apesar da decisão de arquivar seu desenvolvimento enquanto se concentra na recuperação do cronograma para a variante da linha de base 777-9.
O fabricante confirmou em agosto que “ajustaria” a programação dos 777-8 para “reduzir o risco no programa de desenvolvimento, garantindo uma transição mais uniforme”. Isso alimentou especulações de que poderia encerrar o desenvolvimento da variante. A carteira de pedidos com 344 pedidos da Boeing para o 777X inclui apenas 53 no padrão -8. No entanto, quando desafiado pela Airbus durante um painel de discussão na conferência ISTAT EMEA em Berlim, no final de setembro, sobre a incerteza que paira sobre o 777-8, Darren Hulst, gerente sênior de análise de mercado e suporte de vendas da Boeing, reafirmou firmemente seu compromisso com a aeronave.
“O 777-8 é absolutamente parte da família 777X, e a chave é que queremos criar a aeronave certa para os clientes que precisam”, diz ele. As entregas do -8 deveriam começar um ano após o -9, o que originalmente significaria meados de 2021. No entanto, o atraso no andamento do programa -9 devido a problemas técnicos com seus motores GE Aviation GE9X significa que o cronograma inteiro do 777X ainda não está claro.
A Boeing eliminará gradualmente seus atuais modelos de 777 de passageiros no próximo ano, quando mudar para as novas versões, embora a produção do cargueiro 777F derivado de -200LR continue no curto prazo. A empresa garantiu dois pedidos adicionais 777-300ER da KLM no mês passado e atualmente tem 34 em carteira para entregar, além de dois -200LRs. Foram vendidos 45 777Fs em 2018 e mais 15 até agora este ano, ajudando sua ponte de produção aos novos modelos comerciais, que também diferem usando uma asa de fibra de carbono.
“Com a forte demanda pelo 777F, inserimos posições adicionais no” horizonte “em vez das posições 777X”, disse a Boeing à FlightGlobal. Por fim, a empresa pretende desenvolver uma versão de cargueiro na família 777X do 777-8. Mas, independentemente de tais planos, Hulst está convencido de que “veremos um -8 como um avião de passageiros”.
FONTE: Flight International
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN