A BAE Systems foi selecionada pela Boeing para atualizar e modernizar o VMSC (Vehicle Management System Computer) para o sistema de reabastecimento em voo não tripulado MQ-25 da Marinha dos EUA.
A atualização tecnológica aumentará o poder computacional e resolverá problemas de obsolescência, fornecendo ao avião-tanque não tripulado uma solução integrada que melhora o desempenho da aeronave e permitindo o crescimento futuro da capacidade.
O VMSC de próxima geração da BAE Systems controla todas as superfícies de voo e executa tarefas gerais de gerenciamento para a aeronave autônoma. O MQ-25 é a primeira aeronave não tripulada operacional baseada em porta-aviões da US Navy e foi projetado para fornecer capacidade de reabastecimento em voo (REVO/AAR), aliviando a carga de trabalho nessa missão realizada hoje por caças F/A-18, permitindo-lhes assumir outras funções e aumentando a capacidade da frota.
“A BAE Systems é líder em sistemas e soluções críticas de voo”, disse Corin Beck, diretor sênior de Sistemas de Aeronaves Militares e Soluções Aviônicas da BAE Systems. “Nosso VMSC atualizado para o MQ-25 fornecerá funcionalidade avançada, permitindo que esta plataforma execute as missões críticas de hoje e de amanhã, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de hardware necessário na aeronave por meio da consolidação neste computador.”
A atualização do VMSC usará processadores quad-core para aumentar o poder de computação e, ao mesmo tempo, otimizar o tamanho, o peso e o consumo de energia da aeronave. O processador multi-core selecionado para o VMSC do MQ-25 concluiu, recentemente, a qualificação em outra plataforma militar dos EUA, reduzindo assim o custo, o cronograma e o risco de integração para este programa.
Este sistema altamente eficiente e integrado proporcionará mais capacidade, substituindo vários outros computadores de bordo, melhorando a confiabilidade da aeronave e reduzindo o custo total de propriedade do ciclo de vida para a Marinha. O novo VMSC também fornece capacidade de crescimento para apoiar futuras missões do MQ-25, como tecnologias de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), e estabelece as bases para todos os futuros sistemas não tripulados baseados em porta-aviões, sendo pioneiro na tecnologia de ponta tripulada e não tripulada. conceito operacional de teaming (MUM-T).
A BAE Systems também fornece o Sistema de IFF do MQ-25.
A BAE Systems possui mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento e integração de tecnologia de controle de voo para plataformas militares e comerciais. O trabalho no VMSC ocorre nas instalações de engenharia e fabricação de última geração da BAE Systems em Endicott, em Nova York.
FONTE: BAE Systems
FOTOS: USN/Ilustrativas