Bell revela 3 conceitos de design ‘High-Speed Vertical Take-Off and Landing’

Por Garret Reim

A empresa afirma que suas aeronaves de descolagem vertical de alta velocidade podem misturar “a capacidade de voo de um helicóptero com as características de velocidade, alcance de um avião de caça”. Tal sistema seria capaz de “passos de baixa velocidade” e “velocidades de cruzeiro semelhantes a jato (mais de 400kt/740km/h)”, diz o fabricante.

Os processos conceituais da Bell parecem usar a tecnologia dobrável proprietária que a empresa divulgou em pedidos de patentes. A empresa explorou a aeronaves que podem decolar verticalmente usando tiltrotores, mas voam para frente no modo de cruzeiro usando o elevador e o impulso da asa com motores a jato, de acordo com aplicativos de patentes. As lâminas do rotor dobrariam de volta para reduzir o arrasto durante o voo motorizado para a frente.

Uma maneira que uma aeronave pode alternar entre o modo de cruzeiro e VTOL de alta velocidade é contando com um “motor conversível”, um motor a jato que muda entre os modos turboshaft e turbofan, de acordo com registros de patentes. O Lockheed Martin F-35B usa um sistema similar, chamado de LiftSystem da Rolls-Royce, para facilitar aterrissagens curtas e verticais.

No modo Turboshaft, um ou vários motores mecanicamente poderiam mover lâminas de rotor através de uma caixa de câmbio central, diz que os registros de patentes da Bell. Como alternativa, o motor conversível pode transformar um gerador elétrico que enviaria energia para motores elétricos que moveriam as lâminas do rotor, digamos um aplicativo de patente da Bell.

Como um motor conversível precisaria ser dimensionado para alimentar a fase de voo VTOL intensiva com mais energia, teria energia extra disponível durante o voo de cruzeiro, o que poderia ser usado para acessórios, como armas ou baterias de energia direcionada, diz um pedido de patente. “O armazenamento elétrico [bateria] fornece capacidade adicional para maior poder durante o VTOL ou outras operações rotativas, fornecendo energia elétrica adicional de durações curtas”, acrescenta o documento.

“Com a convergência de capacidades de aeronaves do Tiltrotor, os avanços de controle de vôo digital e as tecnologias de propulsão emergentes, a Bell está preparada para evoluir [alta velocidade vertical e pouso] tecnologia para missões militares modernas para servir a próxima geração de warfighters”, diz a companhia.

A Bell diz que sua aeronave de descolagem vertical de alta velocidade e pouso, poderiam ser usadas para uma “variedade de missões da recuperação de pessoal não tripulada à mobilidade tática”. A aeronave também poderia vir em uma variedade de tamanhos, de um peso bruto de 1.810kg (4.000 llb) para mais de 45.400 kg, aproximadamente o dobro do peso do Bell Boeing CV-22 OSprey Tiltrotor.

Das três aeronaves VTOL representadas na renderização da Bell, duas parecem ser tripuladas e uma não tripulada. Todos têm um grau de moldagem de baixa observação, incluindo estabilizadores verticais. Uma aeronave tem uma ingestão de ar escondida em cima de sua fuselagem, presumivelmente para reduzir o reflexo do radar do seu motor a jato.

A Bell não divulga clientes em potencial para a aeronave, embora um jato pareça ter “Força Aérea dos EUA” escrito em sua fuselagem e outra tem a insígnia da USAF. Em setembro 2020, o comando de Operações Especiais da Força Aérea dos EUA disse que estava procurando por uma aeronave VTOL com “velocidade de jato” para substituir seu Tiltrotor CV-22.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Flight Global

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