Novamente vou ceder o lugar do que havia planejado para mostrar essas imagens dos F-16 utilizados para celebrar o centenário da Força Aérea Real da Tailândia.
Divirtam-se e bons vôos!
A Tailândia traça a sua história da aviação de volta ao ano de 1912, quando três de seus militares oficiais-Maj. Luang Sakdi Sanlayawut, o capitão Luang Arwut Likitkam, e o capitão Dica Ketuthat ganharam suas asas após concluir com sucesso o treinamento de vôo na França. Com esse feito a Tailândia, então chamada de Sião, foi o primeiro país do Sudeste Asiático a contar com uma unidade aérea militar.
Cem anos depois, a Força Aérea Real da Tailândia, ou RTAF, comemorou seu centenário de criação criando uma equipa especial de demonstração de vôo em 2012. Centennial Falcon (“Falcão Centenário”), como o time é chamado, comemorou o aniversário com dois caças F-16 pintados em sistemas únicos.
Para homenagear as origens do vôo na Tailândia, a parte inferior das aeronaves tem um desenho de um avião de caça Nieuport II, o primeiro caça da RTAF. Com isso durante a demonstração, a parte inferior dos F-16 fica voltada para a multidão enquanto o piloto faz várias passagens baixas.
A celebração em Don Mueang foi um sucesso tão grande que os oficiais da RTAF decidiram prorrogar o uso da equipe Falcon Centennial para 2013. O Grp. Capitão Polawat Intrawiseth, o vice-comandante da Ala 1, assumiu as responsabilidades dos pilotos de demonstração.
A equipe vai continuar a voar em eventos especiais na Tailândia em 2013 e homenagear as pessoas que contribuíram para a aviação tailandesa e inspirar as novas gerações para continuar essa missão e construir a aviação tailandesa do futuro.
FONTE: CODE ONE, Royal Thai Air Force
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval