Por Carlos Lima
Origem
Derivado da parceria entre Brasil e Itália, para a produção de uma aeronave de Ataque, com boa autonomia, carga bélica, fácil de operar e manter, o Ghibli substituiu o G-91 na Força Aérea Italiana e aumentou consideravelmente a capacidade de Ataque na Força Aérea Brasileira.
Seu primeiro vôo ocorreu em 1984 com as primeiras entregas acontecendo em 1988 para a Força Aérea Italiana e em 1989 para a Força Aérea Brasileira.
A principal diferença externa entre os AM-X italianos e brasileiros está nos canhões aonde os Am-X italianos contam com um canhão Vulcan M-61 de 20mm enquanto que as aeronaves brasileiras contam com MK-164 de 30mm.
Foram entregues 136 exemplares para a Força Aérea Italiana e 56 para o Brasil.
Atualmente 52 exemplares italianos estão sendo atualizados para o padrão ACOL e 54 exemplares brasileiros estão sendo atualizados para o padrão A-1M com a espectativa de serviço até 2030.
Folha de Serviço
O AMX foi empregado com sucesso no Kosovo, Afeganistão (aonde os seus senores fornecem informação em tempo real para tropas em terra) e Líbia (aonde usou pela primeira vez o pod Litening além de bombas JDAM e Paveway) e é reconhecido pelo seu custo de operação baixo.
Padrões de camuflagem
O padrão de camuflagem italiano é cinza com detalhes em preto, mas como parte da tradição italiana, várias aeronaves foram pintadas ao longo dos anos para homenagear aniversário dos esquadrões e outras datas marcantes para essa aeronave.
Divirtam-se!
FONTE: Wiki, Blog do AM-X, Google, FAB