Belas Imagens IV – 200.000 horas de voo do AMX na Itália

103 Gruppo

Por Carlos Lima

Retornamos com mais um capítulo da nossa série “Belas Imagens” e embora originalmente tenhamos planejado algo diferente em função da celebração das 200.000 horas de vôo do AM-X na Itália, vamos dedicar esse capítulo ao Ghibli como é conhecido na Itália ou A-1 no Brasil.

Origem

Derivado da parceria entre Brasil e Itália, para a produção de uma aeronave de Ataque, com boa autonomia, carga bélica, fácil de operar e manter, o Ghibli substituiu o G-91 na Força Aérea Italiana e aumentou consideravelmente a capacidade de Ataque na Força Aérea Brasileira.

Protótipo do AMX

Seu primeiro vôo ocorreu em 1984 com as primeiras entregas acontecendo em 1988 para a Força Aérea Italiana e em 1989 para a Força Aérea Brasileira.

A principal diferença externa entre os AM-X italianos e brasileiros está nos canhões aonde os Am-X italianos contam com um canhão Vulcan M-61 de 20mm enquanto que as aeronaves brasileiras contam com MK-164 de 30mm.

Am-X italiano e o seu canhão Vulcan de 20mm – 32 Stormo
Am-X Brasileiro e os seus 2 canhões MK-154 de 30mm – Adelphi 1/16Gav

Foram entregues 136 exemplares para a Força Aérea Italiana e 56 para o Brasil.

Atualmente 52 exemplares italianos estão sendo atualizados para o padrão ACOL e 54 exemplares brasileiros estão sendo atualizados para o padrão A-1M com a espectativa de serviço até 2030.

“Tubarão” – 32 Stormo / 13 Gruppo

Folha de Serviço

O AMX foi empregado com sucesso no Kosovo, Afeganistão (aonde os seus senores fornecem informação em tempo real para tropas em terra) e Líbia (aonde usou pela primeira vez o pod Litening além de bombas JDAM e Paveway) e é reconhecido pelo seu custo de operação baixo.

Pod Litening com “olhos” – 51 Stormo /132 Gruppo

Padrões de camuflagem

O padrão de camuflagem italiano é cinza com detalhes em preto, mas como parte da tradição italiana, várias aeronaves foram pintadas ao longo dos anos para homenagear aniversário dos esquadrões e outras datas marcantes para essa aeronave.

Divirtam-se!

103 Gruppo

 

51 Stormo / 132 Gruppo

 

3 Stormo / 28 Gruppo

 

32 Stormo / 13 Gruppo

 

32 Stormo / 13 Gruppo

 

51 Stormo / 132 Gruppo

 

65 Stormo / 101 Gruppo – Aeronave sofreu uma pane em 2007 (foto de 2003) e os dois pilotos ejetaram sem problemas.

 

2 Stormo / 14 Gruppo

 

32 Stormo / 101 Gruppo

 

103 Gruppo

 

51 Stormo / 132 Gruppo

 

AMX com camuflagem temporária para operação no Afeganistão

 

 

51 Stormo /132 Gruppo

 

 

Eu sei, essa foto não é “italiana”, mas é Linda!

 

FONTE: Wiki, Blog do AM-X, Google, FAB

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