Por Guilherme Wiltgen
O Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação do Exército (BMS) atingiu um marco histórico na Aviação do Exército, com a maior disponibilidade já alcançada da frota do AS 532UE Cougar.
Desde de 2008, o Sistema Integrado de Sistemas da Aviação do Exército (SisAvEx) não registra uma disponibilidade de 75% dessa frota de modelo de helicóptero.
O marco histórico foi alcançado devido
ao apoio irrestrito da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx), da dedicação e empenho do pessoal da manutenção, ao suporte proporcionado pelo Programa de Controle Integrado da Manutenção (PCIM) e aos suprimentos recebidos da Força Aérea Brasileira (FAB), provenientes da sua frota de Super Puma AS332 M/M1 (desativada em 2015), e da Marinha do Brasil (MB), provenientes de sua frota de Super Puma AS332 F1 (desativada em 2018).
No corrente ano, o BMS, Organização Militar da Aviação do Exército, responsável pela manutenção de 2º e 3º escalões das aeronaves da AvEx, entregou quatro helicópteros HM-3 Cougar (EB4003, EB4004, EB4005 e EB4008), após a realização das inspeções A/T.
Prosseguem em manutenção nas dependências do BMS, no Comando de Aviação do Exército em Taubaté, mais dois helicópteros HM-3 Cougar (EB4001 e EB4002).
No último dia 21 de setembro, o AS532UE completou 20 anos de operação na Aviação do Exército, data que marca o recebimento do primeiro helicóptero deste modelo. Atualmente, o 2° Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx) e o 3° Batalhão de Aviação do Exército (3° BAvEx), sediados em Taubaté e Campo Grande respectivamente, operam com o HM-3 Cougar.
FONTE: Com informações do BMS