Guerra na terra, mar e ar testou as tripulações dos helicóptero Lynx da Royal Navy até o limite por uma semana na Dinamarca.
Quatro Lynx Mk8, 16 tripulantes e 72 engenheiros voaram mil milhas desde a sua base na Royal Naval Air Station Yeovilton, voando através do noroeste da Europa até Jutland, para a fase final da sua formação.
Os tripulantes do 815 Naval Air Squadron, que receberam suas asas no final de janeiro, são os últimos a realizarem a instrução de voo no Lynx, que será substituído pelo novo Wildcat HMA2.
Antes de entrarem em serviço na linha de frente, operando a partir dos convoos das fragatas e destróieres da Royal Navy em todo o mundo, os novos pilotos operam no exterior para aprenderem a voar no espaço aéreo estrangeiro.
A Base Aérea de Karup, no centro de Jutland, abriga a força de Lynx dinamarquês, e de onde os helicópteros britânicos voaram para o sul, para realizarem exercícios de tiro com a metralhadora .50, junto com o Exército dinamarquês.
Em seguida, se dirigiram para o mar para a prática de guerra antissuperfície (ASuW) em águas não familiarizadas pelos tripulantes. Para a guerra ASuW, o Lynx pode carregar até 4 mísseis anti-navio Sea Skua.
Quem serviu de alvo para os Lynx, foi o pequeno barco de patrulha dinamarquês HDMS Nymfen, cujo tamanho é de aproximadamente metade dos navios da classe River da RN, e que permaneceu sob ataque repetidas vezes.
Após terem realizado treinamentos com a Marinha e o Exército, a Força Aérea dinamarquesa também quis mostrar a sua versão de hospitalidade escandinava, enviando seus F-16 para caçar os visitantes em um jogo aéreo de gato e rato.
O F-16 pode chegar a velocidades de mais de 900 mph, em baixas altitudes e Mach 2 em altitudes mais elevadas. Já o Lynx, trouxe sua agilidade de voo ao processo.
“Houve um excelente treinamento para ambos os lados, o que tornou um exercício extremamente útil. Não havia pontuação final, mas um empate seria justo”, disse o Cdr Al Haigh, Comandante (CO) do Esquadrão 815.
A semana terminou com o convite para os tripulantes dos Lynx assistirem aos lançamentos de mísseis Harpoon feitos pelos HDMS Niels Juel e HDMS Peter Willemoes. Posteriormente, ainda realizaram qualificação de pouso a bordo e conheceram o ministro da Defesa da Dinamarca, Nicolai Wammen.
O último estágio da missão foi chegar em casa em segurança. As equipes de solo voltaram a bordo de um Hércules da RAF, enquanto que os quatro Lynx Mk8 aproveitaram para realizar mais um pouco de navegação.
O Cdr Haigh não tinha nada além de elogios para seus anfitriões durante a semana em Jutland: “A flexibilidade das Forças armadas dinamarquesas, ao longo da semana, nos permitiu oportunidades sem precedentes”.