A Base Aérea de Anápolis (BAAN) irá sediar o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (3º GAAAD)e, no próximo dia 18, às 10 horas, acontece a abertura das propostas do processo licitatório.
A implantação dessa unidade foi anunciada em julho, pelo comandante da BAAN, Coronel Aviador Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, durante as comemorações do aniversário de Anápolis, em meio a rumores, à época, de que a unidade poderia ser desativada, conforme um editorial de uma revista especializada em aviação aeronáutica.
A desativação foi descartada e o que vai ocorrer, no final deste ano, é a “aposentadoria” dos caças supersônicos Mirage, que já cumpriram o seu ciclo e devem ser substituídos por outras aeronaves, até a definição do Projeto F-X2, de renovação da frota da Força Aérea Brasileira.
No mês passado, inclusive, foi realizada uma audiência pública convocada pela Câmara Municipal e por diversos segmentos organizados da comunidade, com o objetivo de debater o futuro da Base Aérea. O evento foi o primeiro de uma série que ainda vai ocorrer até o final deste ano.
O objetivo é sensibilizar o Governo Federal a agilizar o processo de compra do Projeto F-X2, para que a unidade militar não sofra perdas em termos de aquisição de conhecimento, tecnologia e formação de recursos humanos.
FONTE: Contexto