BAeNSPA e GAerNavMan recuperam o Sistema Ótico de Emergência

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e o Grupo Aeronaval de Manutenção (GAerNavMan), com intuito de contribuir para a manutenção do treinamento de Prática Terrestre de Pouso em Navio (PTPN), executaram a reparação e substituição do sistema ótico fixo por um sistema móvel, capaz de ser empregado na pista de pouso e decolagem do aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller.

O antigo Sistema Óptico de Emergência (SOE) ficava instalado, de forma fixa, no Navio-Aeródromo (NAe) São Paulo e servia para auxiliar o pouso das aeronaves de asa fixa que operavam naquele Navio. O projeto, bastante desafiador devido ao longo tempo sem operação e de suas condições degradadas, teve a necessidade de execução de um minucioso trabalho de reparação dos sistemas elétrico, óptico e estrutural.

 

Além da necessidade de confeccionar um novo sistema elétrico para aumentar a segurança do operador, novas estruturas metálicas para suportar o conjunto de luminárias tiveram que ser desenvolvidas, bem como o sistema de tração, que será conectado por engate rápido nas viaturas que operam na pista da BaeNSPA.

Sair da versão mobile