Avião sequestrado? Sinto muito senhor, mas o expediente começa as 8hs!

Caças suíços não foram acionados para interceptar avião sequestrado por ter ocorrido fora do horário de expediente

Caças suíços permaneceram pousados nesta segunda-feira, quando um Boeing 767 da Ethiopian Airlines foi sequestrado pelo seu próprio co-piloto e obrigado a pousar em Genebra, porque o incidente aconteceu fora do horário de expediente, informou a Força Aérea suíça.

Quando o co-piloto no voo ET-702, que partiu de Addis Abeba para Roma, se trancou na cabine, enquanto o piloto foi ao banheiro, anunciando o sequestro, caças italianos e franceses foram acionados para escoltar o avião através de seus respectivos espaços aéreos.

Mesmo depois de anunciar sua intenção de pousar na Suíça, onde o sequestrador, e co-piloto, mais tarde disse que pretendia pedir asilo, a frota da Suíça de F-18 Hornet e F-5 Tiger, permaneceu no chão, informou o porta-voz da Força Aérea suíça, Laurent Savary à AFP.

Isso, explicou, é porque a Força Aérea Suíça só está disponível durante o horário de expediente, das 8h até o meio-dia e das 13:30 as 17:00 horas. “A Suíça não pode intervir porque as suas bases aéreas estão fechadas à noite e nos fimns de semana”, disse ele acrescentando: “É uma questão de orçamento e de pessoal”.

O sequestro de segunda-feira, realizada por Hailemedehin Abera Tagegn, de 31 anos, de acordo com a Addis Abeba, ocorreu nas primeiras horas, e a aeronave, com os seus 202 passageiros e tripulantes, pousou em segurança em Genebra as 06:02Hs (05:02 GMT).

Isso foi apenas dois minutos após o aeroporto abrir para operação e duas horas antes da Força Aérea Suíça estar operacional.

Savary disse que a Suíça depende fortemente de acordos com os países vizinhos, especialmente com a França, para ajudar a policiar o seu espaço aéreo, fora do seu horário de expediente normal.

Ele explicou que os caças franceses podem escoltar um avião suspeito no espaço aéreo suíço mas, “que não há permissão de abatê-lo, esta é uma questão de soberania nacional”.

O espaço aéreo suíço está sob vigilância eletrônica constante, ressaltou, acrescentando que a rica nação alpina também está estudando a possibilidade de expandir a cobertura da sua força aérea para além do horário de expediente.

Esse plano, contudo, não está definido para entrar em ação antes de 2020, quando é esperado que a Suíça substitua sua atual frota de caças pelo Gripen, de fabricação sueca, mas que ainda depende de uma consulta popular.

FONTE: AFP

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

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