Por LUCAS ABATI e ANDERSON AIRES
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em um sítio em Viamão, na Região Metropolitana, na tarde desta sexta-feira (5). Segundo a FAB, havia dois pilotos na aeronave que ejetaram-se após detectarem uma falha técnica no caça A-1 B, durante treinamento. Eles passam bem e recebem acompanhamento médico.
A queda ocorreu por volta das 16h, em um sítio do Passo do Vigário, próximo ao pedágio da RS-040, e não atingiu nenhum imóvel.
Segundo o tenente da Brigada Militar Alex Moreira, moradores relataram que viram um dos pilotos se ejetando e o avião explodindo.
Próximo do local da queda, ficou um rastro de galhos de árvores quebrados, latarias e resquícios de fumaça. O local é cercado por uma espécie de banhado, que está isolado.
Estão no sítio os bombeiros, a Brigada Militar e a FAB. Um helicóptero sobrevoa a região para isolar o espaço aéreo.
Acidente afetou operação no Salgado Filho
A Fraport, que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, informou que as operações de pouso e decolagem foram suspensas entre as 16h06min e as 16h24min por causa da queda da aeronave. Os pilotos decretaram emergência antes do acidente.
“Neste período, quatro pousos e cinco decolagens foram impactados. A partir de 16h30min, as operações foram retomadas com maior espaçamento entre pousos e decolagens, com prioridade para os voos que chegam a Porto Alegre”, diz a empresa em nota.
FONTE: GaúchaZH