O primeiro grupo composto por cinco Aviadores Navais e Oficiais de Sinalização e Pouso (LSO – Landing Signal Officers em inglês) foram qualificados nos últimos testes de mar do navio-aeródromo Liaoning.
O primeiro porta-aviões chinês terminou seus 25 dias de testes e treinamentos, retornando para o seu porto base no leste da China, na cidade de Qingdao.
Durante este período, os pilotos executaram vários exercícios contínuos de pousos e decolagens, capacitando a China como um dos poucos países no mundo a qualificarem seus próprios pilotos para operarem embarcados em porta-aviões.
Utilizando o caça naval J-15, a primeira geração de caças navais multi-missão, os pilotos chineses terminaram a primeira missão de treinamento de operação aérea embarcada, bem como os primeiros exercícios de decolagem na “ski jump” de curta distância de 105 metros, um importante avanço nos testes de mar.
Tanto os pilotos quanto os LSO’s, passaram pelo processo de certificação seguindo instruções de especialistas e por uma avaliação dos dados de voo.
A Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) também realizou exercícios relacionados com as operações do porta-aviões e do sistema de logística. Baseado no bom desempenho da tripulação, dos caças e do navio-aeródromo, o Liaoning agora é considerado capaz de não só transportar, como também operar suas aeronaves de caça.
Zhang Yongyi, vice-comandante da PLA Navy e Comandante-em-Chefe dos testes do porta-aviões e de provas de mar, disse que estes resultados mostram que a China dominou totalmente as habilidades necessárias de operação aérea embarcada no seu porta-aviões e estabeleceu com sucesso um sistema de qualificação para seus aviadores navais.