Por Guilherme Wiltgen
Conforme o Defesa Aérea & Naval antecipou (vide matéria sobre o Media Day), no dia 4 de agosto, três aeronaves pertencentes aos Esquadrões HU-1 (UH-12 Esquilo), HU-2 (UH-15 Super Cougar N-7102) e HS-1 (MH-16 Seahawk N-3030) conduziram adestramento de pouso a bordo (Cross Deck) no futuro navio de assalto anfíbio da Marinha Norte-americana, o USS America (LHA 6). As operações aéreas ocorreram na área de adestramento localizada ao sul da Ilha de Cabo Frio.
Os exercícios foram acompanhados a bordo pelo Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, ComForAerNav, que encontrava-se no navio a convite do Rear Admiral Fernandez “Frank” L. Ponds, Comandante do Expeditionary Strike Group Three.
O transporte do ComForAerNav para bordo foi feito pelas aeronaves MV-22 Osprey, que pela primeira vez operou na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). Além do MV-22, o navio também opera com os helicópteros MH-60S Knighthawk.
A visita do ComForAerNav e as operação aéreas no USS America reforçam a importância da cooperação militar na região através da promoção e fortalecimento das parcerias e operações integradas entre as Marinhas dos dois países, cuja cooperação se baseia em interesses comuns como segurança marítima e ajuda humanitária na região.