Realizou-se hoje (16), no pátio de aeronaves da Base Aérea Naval de Concón, a cerimônia comemorativa dos 100 anos da criação da Aviación Naval.
A cerimônia militar foi presidida pela Ministra da Defesa, Maya Fernández, que se foi acompanhada pelo Comandante em Chefe da Marinha, Almirante Juan Andrés De La Maza e contou com a presença de membros do Alto Comando Naval, autoridades e convidados.
O Comandante da Aviação Naval, Contra-Almirante César Delgado, durante a cerimônia, condecorou os aviadores navais mais antigos.
Foram homenageados o Aviador Naval e o Técnico de Pessoal Marítimo com mais tempo na Aviação Naval.
Primeiro foi o Suboficial Alfredo Retamales Ruz, de 65 anos e especialista em Aviação Naval.
Posteriormente, foi a vez do Capitão Carlos Acosta Ramírez, que possui entre os marcos de sua carreira, quando piloto de um helicóptero Bell 47G, foi um dos pioneiros na operação de uma aeronave desse tipo no território antártico chileno em 1957.
O Comandante Acosta é a história viva da Especialidade da Aviação Naval e no final da cerimônia comentou que “é com satisfação que estou aqui porque é uma coincidência que o meu centenário coincida com o centenário da Aviação Naval. Fico muito agradecido pelo convite pois traz muitas lembranças da minha história na aviação naval onde iniciei a especialidade aos 23 anos, com mais de 70 anos como especialista. Além da emoção de estar com meus colegas, tenho a satisfação de estar vivo e representá-los para que continuem voando e conquistando novos ares por terra e mar.”
Após a cerimônia, a Ministra da Defesa, Maya Fernández, destacou o importante apoio que a Aviação Naval prestou nas diferentes emergências que a comunidade chilena teve que superar. “Estamos podendo ver todo o apoio que a Aviação Naval tem prestado nos incêndios, por exemplo, desempenhando um papel fundamental no apoio aos cidadãos em momentos que passaram como as emergências. Mais do que parabenizá-los, agradecemos pelo trabalho que realizam”.