O CAvEx recebe no dia 26 de março, representantes da empresa Turkish Aerospace Industries (TAI), que estarão em Taubaté para demonstrações de um helicóptero T129 ATAK.
A aeronave estará no Brasil para a 12ª edição da LAAD Defence & Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança – e , na ocasião, realizará um evento conhecido como Road Show Brazil 2019, na qual inclui demonstrações para autoridades civis e militares.
O evento inclui apresentações em Brasília e Rio de Janeiro e a empresa solicitou ao Exército Brasileiro uma apresentação da referida aeronave em Taubaté, no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté/SP.
O T129 ATAK utiliza diversos tipos de sistemas e armamentos de última geração como canhão de 20 mm, foguetes guiados e mísseis, além de um moderno sistema de câmeras coloridas e de infra-vermelho.
O Programa Estratégico Aviação do Exército (PEE AvEx), programa que regula e detalha os projetos de longo prazo da Aviação do Exército, prevê a melhoria das atuais capacidades e a aquisição de novas capacidades para a Aviação do Exército Brasileiro.
A obtenção da capacidade de ataque está no escopo de Projetos do Programa Aviação. A AvEx já realizou alguns testes em helicópteros de ataque nos Estados Unidos, Itália e Rússia.
Não existe ainda definição de qual helicóptero será o escolhido e nem prazo para a efetivação da compra. Outros modelos de aeronave de ataque ainda podem ser testados.
Aeronaves
Atualmente o Exército Brasileiro possui uma frota de aproximadamente 100 helicópteros de cinco modelos diferentes: HA-1 Fennec, HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk, HM-3 Cougar e HM-4 Jaguar.
Eles são empregados em atividades de reconhecimento, transporte de tropas e missões diversas pelo país, porém, nenhum destes modelos é especifico para o ataque.
O objetivo com os novos modelos de aeronaves especificamente criadas para o ataque, é reforçar principalmente as fronteiras do país e apoiar as Forças de Superfície nas suas missões.
FONTE: ComSoc CAvEx