Aviação do Exército recebe o 31° Pantera modernizado

Por Guilherme Wiltgen

A Chefia de Material de Aviação do Exército (CMAvEx), por meio do Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército (BMS), recebeu o HM-1A Pantera EB 2001, 31ª aeronave AS365K Pantera que passou pelo processo de modernização na Helibras para a versão AS365K2.

Programa de Modernização

O programa para modernização dos 34 helicópteros Pantera da Aviação do Exército Brasileiro, adquiridos em 1988, vai dar às aeronaves mais 25 anos de vida útil.

O serviço tem um custo de 35% menor do que o valor de um helicóptero novo e, após o processo de modernização, as aeronaves terão um aumento de 400 kg na capacidade de carga paga em operação em áreas restritas (em comparação ao modelo anterior), maior velocidade (260 km/h contra 220 km/h) e alcance (660 km contra 550 km).

As unidades que foram modernizadas na Helibras foram equipadas com novas cablagens, novo capô do motor, novo motor Arriel 2C2CG (com 40% a mais de potência), um novo painel Glass Cockpit compatível com uso de OVN (Óculos de Visão Noturna), piloto automático de quatro eixos, maior autonomia, maior velocidade e menor carga de trabalho aos pilotos.

Com o recebimento da 31ª aeronave,
há um aumento significativo da capacidade operacional da AvEx, proporcionando avanços em termos de tecnologia e desempenho aéreo, além de contribuir com a nova rearticulação das aeronaves da Aviação do Exército, com o início da operação do HM-1A Pantera pelo Destacamento de Aviação do Exército (DstAvEx) no Comando Militar do Norte (CMN).

FOTOS: BMS/AvEx

Sair da versão mobile