O Brasil deve receber quatro aviões de transporte tático Shorts C-23B + Sherpa que estão sendo vendidos pelo Exército dos EUA como Excess Defense Articles (EDAs).
Sob a venda planejada, anunciada pelo Aviation and Missile Command (AMCOM), do Exército dos Estados Unidos em 13 de março, as serão transferidas para o Exército Brasileiro da AFB Davis-Monthan no Arizona.
Conforme observado, os Sherpa serão postos em condição de aeronavegabilidade e terão seus cockpits atualizados antes da entrega pelo Aircraft Maintenance and Regeneration Group (AMARG). Esta atualização incluirá vários aprimoramentos, incluindo a iluminação do painel para ser compatível com o uso dos óculos de visão noturna (OVN), piloto automático, Terrain Avoidance Warning System (TAWS), Ground Proximity Warning System (GPWS); Traffic Alert and Collision Avoidance System (TCAS), transponder civil e radar meteorológico.
Os quatro aviões C-23B + foram identificados como sendo os 93-1321/SH3405/AK05, 93-1334/SH3418/AK18, 93-1335/SH3419/AK19, e 94-0310/SH3424/AK24. O Brasil solicitou que fossem entregues o mais tardar no primeiro trimestre do ano civil de 2021.
Além de preparar e entregar a aeronave, o contrato também abrange o treinamento em voo e em solo a ser realizado antes da entrega da aeronave ao 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), localizado em Manaus. Uma vez em serviço, o Brasil estipulou que a aeronave voe 200 horas por mês, ou cerca de 67 horas por aeronave, considerando que três aeronaves serão capazes de estarem disponíveis para missão e uma cumprindo o programa de manutenção. É desejável uma taxa de 75% de disponibilidade e solicitada assistência no Brasil por um período de cinco anos.
FONTE: Jane’s
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN