Taubaté (SP) – Visando contribuir no combate aos crimes ambientais na Amazônia Legal, a AvEx (Aviação do Exército) integra a Operação Verde Brasil 2. Militares do 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), instalado em Taubaté (SP), do 3º BAvEx, de Campo Grande (MS), e do 4º BAvEx, em Manaus (AM), atuam desde maio nesta segunda fase da Operação.
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão começou em 11 de maio com foco em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais. As ações da Verde Brasil ocorrem em faixas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas federais da Amazônia Legal.
Atualmente, sete as aeronaves modelos HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk. HM-3 Cougar, HM-4 Jaguar e 36 pilotos e mecânicos da AvEx estão atuando em diversos pontos do país. Entre as cidades que contam com o trabalho da Aviação estão Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Itaituba e Marabá (PA).
Operação Verde Brasil 1
Entre agosto e setembro de 2019, a Aviação do Exército participou da Operação Verde Brasil 1. Na ocasião, as aeronaves e militares da AvEx foram empregados em missões com o objetivo de auxiliar a apagar os focos de incêndios, deslocamento de tropas e também na prevenção de crimes ambientais, empregando neste período mais de 834 horas de voo.
FONTE: EB