Autoridade Aeronáutica portuguesa certifica o KC-390

O Comando Aéreo, em Monsanto, acolheu a cerimônia de certificação da aeronave KC-390, que contou com a presença do Ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa e Autoridade Aeronáutica Nacional, General João Cartaxo Alves.

Realizado em 22 de outubro, foi realizada a entrega dos certificados emitidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional, reconhecendo a aeronavegabilidade das aeronaves após as modificações necessárias à configuração base para cumprir os requisitos das alianças internacionais de que Portugal faz parte, como a NATO, ONU e UE.

Depois da entrega da primeira aeronave à Portugal, o KC-390 foi sujeito a modificações da configuração base com o objetivo de se incorporar sistemas seguros de comunicação de voz e dados, de navegação e de conhecimento situacional do teatro de operações, garantindo assim aumentar as capacidades de sobrevivência em cenários exigentes e com grau de ameaça diversificado.

As modificações foram projetadas pela OGMA, SA, Northtrop Grumman e Rockwell Collins, sob coordenação da EMBRAER e certificação da Autoridade Aeronáutica Nacional. Todo este processo de certificação das modificações é a garantia de que as aeronaves da Força Aérea Portuguesa cumprem com os mais elevados padrões internacionais de aeronavegabilidade, de inovação e de interoperabilidade.

Durante a cerimônia, o Diretor de Operações da Embraer, Walter Pinto Junior, elogiou a excelência da aeronave e a colaboração entre os parceiros.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e Autoridade Aeronáutica Nacional destacou a complexidade do processo e a parceria de uma década com a Embraer, desde o início do projeto até à definição dos requisitos para a nova aeronave. “Estamos celebrando a capacidade da indústria nacional e da engenharia militar em criar valor acrescido para o país”, declarou.

O General João Cartaxo Alves destacou ainda o sucesso operacional do KC-390, evidenciando a aceitação crescente da aeronave por operadores europeus. “A prontidão com que atuamos e todos os sistemas de modernização permitiram que a aeronave adoçasse o apetite dos nossos parceiros pela Europa”, concluiu.

Já o Ministro da Defesa realçou a importância da colaboração internacional no contexto da defesa, destacando que “vivemos um quadro geopolítico instável e precisamos de contribuir para a estabilização, preferencialmente pelos instrumentos de paz”, afirmou. Nuno Melo também enfatizou o papel das pessoas no sucesso do projeto, referindo que “este círculo virtuoso merece reconhecimento e atesta o que Portugal pode entregar ao mundo”.

O KC-390, uma aeronave bimotora de transporte, é equipada com tecnologia avançada, cumprindo os mais exigentes padrões de navegação aérea e interoperabilidade. Com capacidade para diversas missões, incluindo reabastecimento em voo, representa um marco significativo para a Força Aérea. Este dia reforça a posição de Portugal no contexto da aviação militar, como evidencia o papel da Força Aérea Portuguesa na colaboração com a indústria, a ciência e a defesa nacional.

FONTE: FAP

Sair da versão mobile