Austrália se compromete com novos Growlers, mas permanece “tímida” com relação aos F-35s

EA-18G Growler

O governo australiano planeja comprar 12 aviões de Ataque Eletrônico Boeing EA-18G Growler, mas permanece “tímida” com relação a quantos F-35 Joint Strike Fighters (JSFs) vai comprar, segundo o seu último livro branco de defesa.

Lançado em 02 de maio, o documento de Canberra se compromete a comprar 12 Growlers novos, ao invés do plano previamente anunciado de converter 12  da frota de 24 F/A-18F Super Hornet da Real Força Aérea Australiana para a configuração Growler.

“Esta decisão vai manter todas as 24 Super Hornets com a sua capacidade de combate aéreo e ataque atuais”, disseram o ministro da Defesa Stephen Smith e a primeira-ministro Julia Gillard, em um comunicado conjunto.

Concepção artistica do RAAF-EA-18Growler

“Esta decisão vai garantir a capacidade de combate aéreo da Austrália durante o período de transição para o JSF.”

Em março, a Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos EUA notificou o Congresso de uma proposta de venda de 12 Growlers e 12 Super Hornets para a Austrália em um pacote de 3.7 bilhões de dólares que incluí também os motores, sistemas eletrônicos e de apoio.

No entanto, o livro branco não mencionou nenhum plano para adquirir os 12 Super Hornets adicionais.

O livro branco também reafirma o compromisso de Canberra de adquirir os JSFs para a substituição de seus 71 velhos F/A-18A/B Hornets, com planos para três esquadrões operacionais entrando em serviço “por volta de 2020”.

“O JSF oferece a tecnologia furtiva, sensores avançados, armas, redes e capacidade de fusão de dados necessárias para manter uma vantagem de combate aéreo para o futuro previsível”, ele diz.

O documento, no entanto, não disse quantos F-35s Canberra pretende adquirir, deixando em aberto a possibilidade de que ela pode comprar menos do que os 100 originalmente planejados.

Canberra, até agora, só encomendou dois F-35 que serão entregues a um centro de treinamento dos EUA em 2014-15. Ela adiou a decisão de comprar um segundo lote de 12 F-35s até 2014 como uma medida de economia de custos.

O F-35 foi concebido para substituir tanto os Hornets quanto o General Dynamics F-111. O F-111 foi aposentado em 2010, após a aquisição do Super Hornets, que se destinavam a ser uma aeronave provisória que seria substituído pelo JSFs por volta de 2025.

No entanto, Canberra agora prevê que o Super Hornets e Growlers voarão ao lado do F-35, pelo menos até por volta de 2030, quando o governo tomará uma decisão sobre a possibilidade de substituir os Super Hornets com JSFs adicionais.

“As atuais aeronaves Super Hornet, juntamente com o futuro Growler e o JSF da Austrália irão proporcionar uma  força aérea de combate de classe capacidade mundial capaz de controlar o ar e atuar em ambientes eletrônicos, realizar ataques em terra e ataques marítimos eficazes”, diz Smith.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile