Aspirante realiza voo solo na aeronave A-29 Super Tucano

Wilson Maia foi o primeiro estagiário do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça de 2014 a realizar operação

O Aspirante-a-Ofical Wilson de Miranda Barroca Maia foi o primeiro estagiário do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça de 2014 a realizar o voo solo no caça A-29 Super Tucano do Esquadrão Joker. A decolagem ocorreu às 12hde quarta-feira (9) e logo após o pouso o Aspirante foi recebido pelos instrutores e pelos demais estagiários do curso, além do Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Rômulo Coutinho Lucas, que fez a entrega da bolacha do Esquadrão Joker.

Também aconteceu o toque do sino da unidade aérea, uma tradição da aviação de caça que lembra o treinamento dos pilotos que combateram no céu da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

“Após 7 anos de muito esforço, é com muito orgulho que retorno à minha terra natal para então realizar um sonho. Este foi só o começo de um curso bastante difícil, porém que guiará todos nós aspirantes para uma carreira única e vibrante, ser piloto de caça da Força Aérea Brasileira”, disse o Aspirante Miranda. Antes de ingressar no Esquadrão Joker, Miranda passou quatro anos na Academia da Força Aérea e três na Escola Preparatória para Cadetes do Ar.

O Esquadrão Joker é subordinado operacionalmente à Primeira Força Aérea (I FAE). Sua missão é formar os pilotos de caça para a Força Aérea Brasileira, já tendo formado mais de 700 pilotos, empregando no passado a aeronave AT-26 Xavante e atualmente o A-29 Super Tucano.

Sair da versão mobile